Aula 15 – Manga Longa

Você deve primeiro concluir o Aula 14 – Corte Especial Roupa Festa antes de visualizar esta aula

Como será que se faz molde de mangas diversas… Eu recebi uma manga curta normal e uma manga longa partida… Não sei pra que servem estas mangas… Será que a Solange Maldonado vai me ensinar…

E a manga de camisa com punho… Se eu quiser fazer uma manga bufante, godê…

 

Com a manga curta, nós realizamos a manga longa normal. Sobre esta manga, é possível criar modelos e comprimentos diversos.

Como acho a medida do punho da manga longa? Medindo o punho das duas partes da manga duas folhas que faz parte do kit e que usamos para o blazer na aula anterior.

O comprimento de cotovelo também está lá na manga duas folhas. Meça na parte mais larga e transfira para a criação de sua manga longa normal. Siga os passos da vídeo aula abaixo:

 

 

 

 

 

Abaixo, exemplos de manga longa realizadas a partir da manga longa normal destas vídeo aulas.


Na apostila, pagina 25 tem o esquema desta lição e mais orientações importantes para que você saiba realizar com sucesso sua manga longa, 3/4, 7/8 e colocar babados ou franzidos.

NOTA: Na apostila eu mostro como JÁ FOI disfarçado a cabeça da manga para não ter um valor muito grande de embeber e facilitar a colocação da manga nas cavas. O molde base inicialmente vinha com 2cm a mais e era uma opção tirar esse valor ou não… Como tenho tido alunas que trabalham em confecção, foi necessário deixar a manga mais suave pois a costureira se recusa a ficar embebendo. Neste caso, só de passar os pontos de franzido, o tecido já chega no lugar, facilitando a colocação da manga nas cavas o que é bom para iniciantes e confecções.

 

Esta manga é a base para criar a manga de camisa com carcela e punho. Abaixo coloquei links de aulas sobre este tema: Manga de camisa.

 

Você deve primeiro concluir o Aula 14 – Corte Especial Roupa Festa antes de visualizar esta aula
Tags da aula: manga longa, modelagem manga
Voltar para: Modelagem Tecido > Modulo I – Tecido Plano