Aula 4 – Regata Fácil

Você deve primeiro concluir o Aula 3 – Roupas SEM mangas e Recorte Princesa (cava até barra) antes de visualizar esta aula

Nesta aula vamos criar a modelagem de uma regata tradicional.
Você aprenderá a realizar peças sem pence busto e recorte e que têm bom caimento.

Para melhor aproveitamento das aulas, adquira os moldes base e apostila do método Solange Maldonado.

 

 

PENCES CAMUFLADAS deixam cavas e decotes mais certos ao corpo, eliminando “papos” indesejáveis 🙂

Preste atenção aos modelos de regatas pois o traço de cavas e decotes pode mudar entrando mais ou menos, cavando mais ou menos… No entanto, uma característica marcante em todas: Uma peça que não tem aberturas para vestir.

 

Você deverá testar esta peça em tecido de forro e não no TNT. Aproveite as orientações abaixo para testar. Faça duas peças: Uma no fio reto e outra no viés.

Ao fazer o teste desta modelagem, aproveite para conhecer a diferença entre fio reto e viés. A regata pode tanto ser cortada num como outro e o resultado será diferente de acordo com o fio de corte escolhido.

Que tal uma paradinha nesta nova vídeo aula?

Esta é uma aula curtinha para mostrar detalhes básicos mas não de pequena importância no dia a dia de um profissional. São coisas de costura que colocamos no automático e parece que nascemos com elas… Mas não rss… Todos nós um dia, fomos iniciantes como você e passamos por muitos desafios até descobrir estes detalhes.

 

Uma dúvida comum sobre tecido:

  • O que é comprimento e largura?
  • Como achar o fio certo?
  • O que é fio reto e viés?
  • Como posicionar os moldes sobre o tecido?

Para responder estas e outras perguntas comuns em iniciantes no mundo da modelagem, corte e costura, fiz o vídeo abaixo. Assista com atenção pois as orientações vão lhe ajudar e muito, na produção de peças com qualidade profissional.

 

 

Ao finalizar esta aula, peço que confeccione duas regatas: Uma no fio reto e outra no viés. Desta forma já irá tendo conhecimento das diferenças que o posicionamento do molde e corte no tecido provoca tanto no caimento das peças no corpo quanto na costura em si.

 

 

DICA ESPERTA – No viés, o ombro tende a ficar desigual. Para que isso não ocorra, prenda uma fita de cetim nos ombros com a medida exata dos mesmos. Use a costura reta para isso.

A regata é uma peça folgada no corpo e a não realização das pences cinto já produz um valor de folga adequado para um caimento perfeito.

 

Preparei mais vídeo aulas de presente para você sobre o tema regata 🙂

 

Um vestido sem pences nem recortes – Mesmo processo da regata
Como eliminar o papo das costas? Pence camuflada como visto nesta vídeo aula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique e assistir a interpretação deste modelo

 

 

 

 

 

 

 

 

Peças Realizadas Por Alunas

 

Clique no botão abaixo e faça os testes de fixação desta vídeo aula antes de seguir para próxima lição.

 

Você deve primeiro concluir o Aula 3 – Roupas SEM mangas e Recorte Princesa (cava até barra) antes de visualizar esta aula
Tags da aula: fio reto, introdução a modelagem, modelagem industrial, modelagem plana, molde plana, regata, sob medida, tecido plano, viés
Voltar para: Modelagem Tecido > Modulo I – Tecido Plano