Aula 2 – Materiais de Costura e Afins (como tirar medidas corretamente)

Você deve primeiro concluir o Aula 1 – Introdução (O que é modelagem?) antes de visualizar esta aula

Antes de iniciar o curso de fato, vamos conhecer os materiais e algumas técnicas?
Os moldes estão no padrão industrial mas você poderá realizar peças SOB MEDIDA e para isso existe a forma correta de tirar as medidas e programar folgas.
Aproveite bem a aula anotando os pontos mais importantes num caderno para se lembrar sempre que necessitar.

 

Para realizar os exercícios adquira apostila e moldes base do método Solange Maldonado na home deste site.

 

Separe um período para estar assistindo as vídeo aulas (mais de uma vez) e reproduzindo as peças nelas apresentadas. Para isso, usamos o TNT e tecido de forro o que barateia o custo do aprendizado e tira o medo de errar. Logo a seguir, na aula 3 já começaremos a prática de modelagem.

Nesta aula eu mostro como conferir o comprimento do gancho usando uma técnica de alfaiataria masculina 🙂

 

Se você já tem o material deste curso, aproveite para ler as orientações nas paginas 4-5 da apostila. São as técnicas que iremos estudar em seguida e que, combinadas entre si, nos ajudam a construir diversos modelos com praticidade e segurança.

 

No método Solange Maldonado, tiramos medidas certas ao corpo e acrescentamos um valor de vestibilidade ou seja, folga programada de 4cm; independente do manequim a ser trabalhado. Ter esta noção será de suma importância para o trabalho sob medida e prova de suas peças. Verifique na apostila, paginas 2-3

 

DICA ESPERTA

Uma boa profissional tem sempre à mão o ferro de passar pronto para abrir costuras, pregar entretelas, etc.

Antes de começar qualquer trabalho, devemos passar bem o tecido tirando todas as marcas de dobras.

Uma roupa bem passada ganha vida e, na sua confecção, o hábito de passar enquanto confecciona, evita problemas de ensacamento de tecido na peça pronta.

 

Muitas vezes me perguntei como meu corpo crescia enquanto eu engordava se eu não estava crescendo em altura?!

A resposta veio de uma forma bem engraçada e quero compartilhar aqui com vocês.

Para isso fiz a foto ao lado mostrando que, as camadas de gordura alteram a medida do comprimento de corpo somente porque afasta do original 🙂

 

Acima você tem o molde base 44 vestindo um manequim personalizado com suas medidas. Esta é uma forma prática para que você faça seu curso com mais realidade, já que os manequins de costura mais baratos não têm as medidas padrão e os mais caros são muitas vezes, inviáveis no momento.

Preparei um post com vídeo aulas ensinando você a preparar o SEU manequim com as medidas do KIT DE MOLDES do curso Modelagem Tecido e também pode usar esta mesma técnica para preparar manequins sob medida. CLIQUE AQUI para ir para o post com os vídeos.

Agora que você já assistiu as vídeo aulas, vamos verificar o quanto fixou de tudo o que te foi apresentado? Clique no botão abaixo e faça o teste de fixação.

Você deve primeiro concluir o Aula 1 – Introdução (O que é modelagem?) antes de visualizar esta aula
Tags da aula: introdução a modelagem, modelagem industrial, modelagem plana, molde plana, sob medida, tecido plano
Voltar para: Modelagem Tecido > Modulo I – Tecido Plano