Posição de Molde sobre Tecido – Fios de Corte – Como Definir? Solange Maldonado responde!

Você que é iniciante no mundo da moda, terá nesta vídeo aula, orientações detalhadas e objetivas sobre uma duvida bem comum: Fio de Corte.

Preste atenção às dicas e pulos do gato que vou te entregando no decorrer do vídeo ok?

 

Neste vídeo mostro o que fazer para tirar pontas dos tecidos mal cortados e evitar assim, que seu corte saia com defeito além de simplificar a noção sobre fios reto e viés.

NOTA: As dicas desta vídeo aula são para tecido plano com ou sem elastano ok? Renda tem outra estrutura e será tema de outro vídeo.

Ao lado temos uma figura do tear manual criando um tecido plano com entrelaçamento de fios nas direções urdume e trama.

Esta forma de entrelaçamento é própria de tecidos planos e pode ter algumas diferenças como o jeans por exemplo, que recebe fios na diagonal… Mas vamos nos ater ao formato básico do tear.

Urdume – Fio no sentido do comprimento (ourela) sobre o qual a trama vai sendo tecida.

Trama – Fio que vai sendo tecido de ourela a ourela se entrelaçando ao urdume.

 

Ficou claro agora o que vem a ser urdume e trama? Espero que sim e sem complicação, bem simples para facilitar a vida no dia a dia de sua atuação profissional.

 

 

O que a posição dos moldes sobre o tecido realmente faz no caimento da roupa?

Tudo o que é circular fica melhor se tiver os fios do urdume e trama soltos. Pense em seus dedos da mão… Fechados, unidos ou abertos, separados… No tecido, este unido/separado se traduz em caimento.

Parece complicado? A melhor forma é treinar mas vou abaixo, dar algumas orientações que vejo necessárias para uma colocação correta das partes do molde de uma camisa por exemplo, obtendo o resultado desejado no final da execução da peça.

GOLAS: O molde deve ficar no sentido da trama ou seja, a largura da gola no fio reto (urdume) e a medida total da gola (largura do decote) no sentido da trama. Desta forma os fios do urdume ficam livres para acompanhar a curva natural dos decotes. O mesmo vale também para punhos de camisa.

CORPO E MANGAS: O comprimento das peças deverá estar no fio reto (sentido do urdume) para evitar repuxos indesejados. O mesmo vale também para bolsos.

CÓS – O comprimento total deve ir de ourela a ourela ou seja, a largura do cós fica no sentido fio reto (urdume). Quando o cós é anatômico, o seu centro (meio frente ou costa) fica no fio reto e o restante se distribui no tecido naturalmente respeitando a forma circular.

Eu decidi fazer este post e vídeo aula para você, iniciante na costura e isso depois de ver um vídeo sobre um curso de costura e modelagem computadorizada onde as posições das golas estavam no sentido do comprimento… Espero ter ajudado a clarear sobre estes detalhes simples mas não menos importantes no dia a dia de uma costureira.

 

 

Este post foi escrito por Solange Maldonado

5 comentários em “Posição de Molde sobre Tecido – Fios de Corte – Como Definir? Solange Maldonado responde!

  1. Solange obrigada por você ter tirado minhas dúvidas em relação a costura estou me desenvolvendo com suas dicas. Que o Senhor te abençoe a cada dia e te proteja sempre

  2. como posiciono o molde no tecido,pra fazer uma saia com nesga?assistir um video em que adorei as dicas de como fazer o molde….só que fiquei com receio de cortar ;é no fio reto ou viês?

Deixe uma resposta