Usar Carbono e marcar costura no tecido é atual?


IMG_2988Quando aprendi a costurar aos 9 anos de idade (isso mesmo) aprendi a colocar os valores de costura direto no tecido e isso muitas vezes dava sérios problemas pois por mais que medisse e riscasse com o giz de alfaiate, não havia o conhecimento dos piques e de que, quando o molde já tem costura podemos corrigir possíveis falhas antes mesmo de cortar a peça no tecido. Depois de anos é que desenvolvi o método Solange Maldonado no qual busquei soluções para este e outros tantos problemas que conheço muito bem e que me tiraram o sono durante anos enquanto trabalhava costurando em casa para clientes.

Isso foi muito antes de eu me tornar estilista e criar o método Solange Maldonado. Sofri bastante com a insegurança e maus resultados mesmo tendo feito tudo o que me ensinaram a fazer.

tracing-seamlinesOutro pesadelo era usar carbono e carretilha para marcar no tecido as costuras contornado o molde (que não tinha costura).

Insegurança total! Dificuldade em casar as partes e defeitos que não entendia o porque de estarem ali se eu tinha feito tudo o que me ensinaram.

Eu comprava todos os métodos que ouvia falar além de tentar usar moldes prontos em revistas especializadas mas nada me dava a segurança e o conhecimento que tenho hoje e passo aqui para vocês. Diz um ditado que o inteligente aprende com os próprios erros e o sábio com o erro dos outros. Esta é uma verdade! Você não precisa passar por tudo que passei e pode já começar sabendo a interpretar modelos e o melhor; o que está fazendo e o porque de estar fazendo. Algumas técnicas simples, combinadas entre si, criam todos os modelos que imaginarmos e nos possibilita a seguir tendências de moda.

Tirar medida então era um tormento pois a roupa tinha que ter folga e eu não sabia (ainda não sabia o valor correto) quanto deixar para esta folga. Ora era um valor, ora outro… Na hora de tirar a medida me ensinaram a afrouxar a fita métrica e isso ia me dar a medida da cliente.

Este post foi escrito por Solange Maldonado

4 comentários em “Usar Carbono e marcar costura no tecido é atual?

  1. Nossa estou amando os vídeos ….costuro já faz um bom tempo mas o método q aprendi e muito ruim.sempre tive uma certa dificuldade em certas interpretação de modelos, quando comecei a assistir os vídeos da Solange Maldonado nossa eu pirei …comprei minha primeira apostila hoje não vejo a hora de chegar e poder e começar com novos projetos…. Abraços

    1. Fico muito feliz amiga! Já está com o material? Lembrando que é ARQUIVO PDF enviado por e-mail (o mesmo que cadastrou no ato da compra) ok?

      1. Paguei via boleto…. Ainda estou esperando a confirmação do pagamento mas já entendi sim ….estou super ansiosa estará..a apostila e também pelo arquivo pdf

  2. Valiosa explicação, por que fiz curso Tecnico em Vestuario e quando ia costurar as roupas encontrava problemas em casar costuras, depois me disseram pra usar o carbono, mas fica muito feio o cabamento. Amo seus videos e sou muito grata por ensinar os pequenos detalhes de acabamento que fazem toda diferença alem de facilitar nosso trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *